A avaliação do PAC é realizada com crianças a partir dos 6 anos de idade e irá permitir analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando a mensagem recebida.
Avalia-se a audição periférica e alguns testes avaliam a função auditiva central É totalmente indolor, depende da colaboração do paciente e é realizado dentro da cabina acústica com fones de ouvido. O paciente escutará estímulos verbais e não verbais com distorção. Ele precisará ouvir e produzir oralmente ou apontar uma figura ou palavra escrita para produzir a resposta sensorial envolvida.
A avaliação do PAC deve ser posterior à audiometria completa (audiometria tonal + audiometria vocal + impedânciometria) e recente (menos de um mês). Após a realização do PAC, se for constatada disfunção, a terapia fonoaudiológica é diferenciada de acordo com o caso. Consiste em estimulação da consciência fonológica com apoio da leitura; análise e síntese fonêmica; compreensão de linguagem e memória sequencial para sons verbais e não verbais.